Solidariedade com o povo líbio

Proletários de todos os países, uní-vos!

Não a intervenção imperialista na Líbia!

Solidariedade com o povo líbio

A reacionária coalizão de forças imperialistas que atacam militarmente a Líbia sob o pretexto de defender a população civil e amparando-se em uma resolução do Conselho Geral da ONU é mais uma agressão  contra os povos, agora o da Líbia; ontem dos Bálcãs, Iraque e Afeganistão brutalmente agredidos com o mesmo falso pretexto, essa coalizão entre a França, Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América, com a cumplicidade ativa dos governos reacionários da Itália, Espanha, Dinamarca… e a cumplicidade passiva da Rússia e China, pois ambos os países a não exercer seu direito de veto, davam hipocritamente aprovação a agressão, à coalizão reacionária, com fatos que mostram sua verdadeira natureza.

Ao aprovar o ataque à Líbia, com base na resolução da ONU, o imperialismo, mais uma vez mostra que você não me importo se as resoluções da ONU são justas ou não, o que importa são os seus interesses, e demonstra que sempre resoluções vetadas, muitos em favor dos povos da Palestina e no Saara.

Os rebeldes que lutam contra o reacionário governo de Muammar Kadafi logo descobrirão que seus “protetores” não são tais, se não saqueadores e exploradores cruéis, que substituirão a Kadafi, se derrubarem-no, por outro peão a serviço do imperialismo. Lembrem-se que os componentes dessa coalizão e os demais países imperialistas e capitalistas, no passado cortejaram a Kadafi, como também o sátrapa (protetor de terras) Ben Ali na Tunísia e o não menos reacionário Hosni Mubarak (membro da Internacional Socialista!) no Egito, ambos derrotados por revoltas populares.

As revoltas que estão sacudindo o Magreb (noroeste da África) e o Oriente Próximo (Marrocos, Iêmen, Bahrein, Síria, possivelmente Argélia…) põe em perigo os interesses das potências imperialistas, levando a aguçar suas próprias contradições, como é o caso da agressão contra a Líbia, entre o imperialismo francês encabeçado pelo arqui-reacionário Sarkozy e o imperialismo alemão com sua também reacionária Merkel. As profundas sacudidas nesta parte do mundo, levadas a cabo pelos povos contra regimes autoritários – quando não ditadores – e contra as grandes injustiças sociais, fazem também cambalear as posições das potências imperialistas e seus aliados.

A Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas-leninistas condena energicamente a brutal agressão contra a Líbia. Nos solidarizamos com a justa luta de seu povo contra a reação do governo de Kadafi, por buscar conquistar a democracia, a liberdade e sua própria dignidade. Denunciamos também o duplo sentido que aplica a ONU e a duplicidade e hipocrisia de todos os países com governos supostamente democráticos ao apoiar em alguns casos, e silenciar-se em outros, de agressão. Conclamamos a manifestarem-se por todos os meios a solidariedade com o povo líbio e os demais povos em luta.

Março de 2011

Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas-leninistas

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.