Sobre o Saara e a criminosa repressão do governo marroquino

Denunciamos vigorosamente a feroz repressão que o governo alauita de Mohamed VI exerceu contra o acampamento saarauí de Gdaim Izik, em que as forças repressivas marroquinas (polícia, paramilitares e Exército) levaram a cabo ataques, arrasaram o acampamento e causaram dezenas de mortos e feridos, entre eles crianças e mulheres. O governo marroquino impôs um bloqueio total e impede os jornalistas de chegar até Aaiún, capital do Saara. Entretanto, foi possível recolher testemunhos pelo “Humans Rights Watch”, que denunciam as surras e torturas a que foram submetidos os detidos saarauís, inclusive nos hospitais a polícia montava guarda para golpear os feridos conforme chegavam.

O governo de Rabat não aplica nenhuma das decisões da ONU sobre o Saara, exigindo sua independência ou autodeterminação, ignora-as e com o maior cinismo e prepotência ocupa o Saara e instala seus colonos, geralmente militares camuflados de civis. Conta o governo marroquino com a cumplicidade e apoio do imperialismo francês e americano; com o silêncio cúmplice e hipócrita do governo espanhol que foge de sua responsabilidade ante o que fora “província espanhola” e covardemente deixou que Marrocos a ocupasse.

A rebelião e luta do povo saarauí é justa e conta com nosso total apoio. Exigimos a saída das tropas marroquinas do Saara. E que se aplique conseqüentemente o direito à autodeterminação.

Viva a luta do povo saarauí dirigido pela Frente Polisario!

Viva o Saara livre e independente!

Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas Leninistas (CIPOML)

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.