Morre grande lutadora dos Direitos Humanos em MG

D. Helena Greco, com 95 anos faleceu hoje. Seu velorio vai ser à noite no Cemiterio da Colina e o sepultamento será amanha, dia 29 as 11 horas também no Cemiterio da Colina.

Nos anos 70, Dona Helena Greco foi uma das principais lideranças da luta contra a ditadura ao organizar em BH o Movimento Feminino Pela Anistia.

Assim se inseriu na luta pelos direitos humanos, combatendo incansavelmente todas as formas de opressão, do racismo a qualquer tipo de discriminação, se tornando um símbolo vivo da luta pelos direitos Humanos em Minas e no Brasil.

Tamanha combatividade a levou Dona Helena Greco a ser a primeira vereadora de Belo Horizonte e exerceu mandato em 1982 e 1992.

Natural do município de Abaeté, Helena Greco é referência na luta pelos direitos humanos. Ela foi idealizadora e criadora de várias entidades, entre elas, a Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Belo Horizonte, o Conselho Municipal da Mulher, o Fórum Permanente de Luta pelos Direitos Humanos de Belo Horizonte, o Grupo de Trabalho Contra o Trabalho Infantil e o Movimento Tortura Nunca Mais e o Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, esse último retrata bem sua luta, quando coloca como seu objetivo: “o resgate dos direitos humanos e Cidadania no registro da combatividade e radicalidade peculiares à trajetoria de nossa referência política.

Foi e continuará sendo um grande exemplo de conduta de vida, pautada na luta pelos direitos do povo e pelo Socialismo.

D. HELENA GRECO, PRESENTE! AGORA e SEMPRE!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.