MOÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DOS EX-PRESOS E PERSEGUIDOS POLÍTICOS DE SÃO PAULO PELA LIBERDADE DE MARCELO RIVERA.

Há nove meses Marcelo Rivera Toro, estudante da Universidade Central do Equador e Presidente da Federação dos Estudantes Universitários do Equador (FEUE), encontra-se preso acusado de terrorismo.

Marcelo é a maior liderança estudantil do país, tendo protagonizado a vitoriosa luta que assegurou o meio-passe nos transportes para todos os estudantes equatorianos, também foi presidente da Federação dos Estudantes Secundaristas do Equador(FESE) e da Juventude Revolucionária do Equador(JRE).

Sua injusta prisão ocorreu no momento em que os estudantes universitários realizavam um grande protesto contra a Lei de Educação Superior de viés neoliberal que impunha, entre outras coisas, a redução da participação estudantil na escolha dos dirigentes das universidades, passando estes a serem impostos pelo presidente.

Sua prisão é, portanto, uma tentativa de calar a voz da juventude universitária frente a uma lei injusta, o que caracteriza como uma prisão eminentemente política e mesmo depois de reiteradas apelações da defesa cumprindo todos os requisitos legais para aguardar o julgamento em liberdade, sua liberdade foi negada.

Agora quando se aproxima o dia do seu julgamento, Marcelo se declarou em greve de fome indefinida e em vários países do mundo as juventudes clamam pela liberdade deste jovem estudante e lutador das causas sociais.

Nós do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos/SP, declaramos nossa luta pela libertação dos cinco cubanos presos nos EUA acusados de terrorismo pelo imperialismo, pelos direitos humanos na Colômbia e no mundo, também lutamos pela libertação do jovem Marcelo Rivera.

Neste sentido nos solidarizamos com a luta da juventude do Equador e condenamos esta prisão injusta que atenta contra os direitos humanos e criminaliza a luta da juventude pelos seus direitos.

Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo – BRASIL

Rafael Martinelli

Presidente

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.