Comunicado da Plataforma Comunista sobre a condenação de Berlusconi

A CONDENAÇÃO DO DELINQUENTE BERLUSCONI É A CONDENAÇÃO DE TODO O SISTEMA POLÍTICO BURGUÊS E DO GOVERNO DE “AMPLA CONVERGÊNCIA”

Povo comemora condenação de BerlusconiSilvio Berlusconi, capitalista, quatro vezes presidente do Conselho, Presidente do Conselho Europeu, senador, líder do partido “O Povo da Liberdade” e da coalizão direitista, foi condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal. Uma condenação pequena para um grave crime antissocial e que toca ao seu colossal patrimônio, enquanto os trabalhadores, quando não podem pagar os impostos, multas, etc., lhes confiscam o salário, o carro, a casa…

A imprensa burguesa fala do “fim de uma época”. Mas os que pensam que Berlusconi vai se conformar com a situação não compreenderam nada da situação na Itália. Há vinte anos que o líder de Arcore ri da situação, promete e ameaça, se faz de vítima e chantageia, mantém na alça de mira adversários e aliados, corrompe governos e parlamentos. Tudo isso graças aos seus comparsas de todos os partidos burgueses, incapazes de votar uma lei sobre o conflito de interesses e sempre dispostos a aliar-se com Berlusconi contra o movimento operário e comunista.

Berlusconi não é um acidente da história. É o produto do parasitismo e a da podridão do sistema agonizante. É a grotesca máscara do declive e aviltamento do imperialismo italiano. É a personificação de uma classe em declive, que, para manter-se no poder, recorre continuamente à corrupção, à fraude e à violência.

Os juízes condenaram Berlusconi por um delito que a burguesia comete cotidiana e massivamente. Mas só a classe operária e as massas populares podem e devem condená-lo sem apelação, pela política criminosa da qual, durante dezenas de anos, Berlusconi foi o máximo representante: o neoliberalismo acompanhado de medidas de austeridade (junto com a evasão fiscal, a redução e precarização dos serviços públicos), assim como ações de guerra.

A condenação de Berlusconi deve ser também a do Governo de Letta-Alfano, aceitado por Napolitano, que é o precursor desta política. Um governo de “ampla convergência” que nunca foi votado pelo povo italiano, ilegítimo e ilegal porque, para sobreviver, necessita do apoio de um delinquente que dita ordens a seus ministros e decide a política que provoca o empobrecimento sistemático dos trabalhadores, dos operários, dos jovens, da mulher, que são os que pagam todas as consequências da crise capitalista.

O secretário do PD, Epifani, declarou que “a sentença deve ser respeitada”. Mas teve o cuidado de não dizer uma só palavra que colocasse o governo em perigo. E tem a cara-de-pau de contar a fábula da luta contra a evasão de capital!

As forças políticas que governam conjuntamente com Berlusconi pretendem fazer da Itália o reino da fraude, do desastre econômico, político, moral, da submissão ao crime. Querem enriquecer ainda mais um punhado de parasitas contra a grande maioria da população. Querem troçar da constituição e manter uma república presidencialista com o apoio decisivo do criminoso Berlusconi.

Assim, preparam o terreno para posteriores danos às massas trabalhadoras, e o que é ainda mais perigoso: o maior saque social para favorecer os interesses dos monopolistas.

Não podemos nem devemos permitir! Vamos impedir a chantagem!

Que a resposta unitária das lutas nas fábricas, nas ruas, acabe com os 20 anos berlusconianos e expulse do governo a vergonha de Letta-Alfano. Que cresça a consciência de que só a revolução socialista e a justiça proletária, só um governo operário, poderá acabar de uma vez por todas com os crimes do capitalismo e a delinquência dos politiqueiros burgueses. Por isso, a unidade dos comunistas em um forte Partido está na ordem do dia.

03 de agosto de 2013

Plataforma Comunista

http://piattaformacomunista.com/

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.