Comunicado da CIPOML em apoio à luta do povo da Venezuela contra as ameaças de nova intervenção imperialista.

Maduro defende a revolução bolivarianaEm uma eleição muito disputada, os trabalhadores e o povo da Venezuela elegeram Nicolas Maduro democraticamente o Presidente da República. O imperialismo norte-americano e seus aliados europeus tutelaram um candidato representante da oligarquia e de seus interesses e sofreu uma derrota nas urnas. Agora, aludindo-se à pequena margem de vantagem, pretendem ignorar violentamente a vontade popular criando distúrbios e perpetuando atos de provocação que ameaçam desencadear a violência reacionária. Entendemos que o povo da Venezuela está defendendo suas conquistas sociais, sua soberania e o direito de escolher seu próprio caminho.

Os partidos membros da CIPOML se pronunciam em apoio à classe operária, aos camponeses, aos intelectuais revolucionários conseqüentes, ao povo da Venezuela e, ao nosso partido irmão, o PCMLV que luta pela construção de uma sociedade de justiça, sob as premissas do socialismo científico, e que, nestes tempos de grande tensão, rechaça corajosamente a ameaça de uma nova agressão imperialista.

Já em 2002, a ação conspiratória de EUA, Espanha e outras expressões regionais e mundiais do imperialismo arquitetaram um plano para acabar com o governo de Chávez, conseguindo um triunfo momentâneo, que foi desmantelado pela ação enérgica do povo revolucionário mobilizado nas ruas e pela posição de setores patrióticos das Forças Armadas que neutralizaram a agressão burguesa.

Somos firmes partidários da autodeterminação dos povos, do direito a ter o governo que quiserem, sem a intervenção dos países imperialistas. Estamos claros que no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo, os países imperialistas lutam por uma nova partilha do mundo e atacam as nações dependentes, especialmente contra as donas de recursos naturais. Sabemos que isso só pode ser detido pela organização popular, com a unidade dos patriotas e revolucionários, com a luta conseqüente que aponte a conquista do poder por parte da classe operária.

A CIPOML chama os patriotas, os revolucionários, os internacionalistas a respaldar o aprofundamento do processo revolucionário venezuelano, promovendo uma campanha internacional de solidariedade ao povo da Venezuela e em repúdio às ameaças de intervenção que o imperialismo está gerando.

Não à intervenção imperialista. Com o apoio dos revolucionários do mundo a Venezuela não será outra Líbia, nem outra Síria.

COMITÊ COORDENADOR DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PARTIDOS E ORGANIZAÇÕES MARXISTAS LENINISTAS

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.