CIPOML realiza plenária na Tunísia

A 23ª plenária da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML) foi realizada na Tunísia, nos primeiros dias de novembro de 2017, com a presença da maioria de seus membros.

Nesta sessão foi abordada a análise da evolução da situação internacional caracterizada pelo aprofundamento da crise geral do sistema capitalista-imperialista e suas consequências dramáticas sobre a classe operária e os povos de todo o mundo, a fome, a deterioração das condições de vida e de trabalho, a destruição do meioambiente, a intensificação de tensões no mundo e a multiplicação de conflitos armados, o aprofundamento das contradições interimperialistas para controlar os recursos e mercados no mundo; a ascensão de forças fascistas, nacionalistas e chauvinistasem vários países imperialistas e dependentes.

Em vista desta situação, a Conferência também apontou o aumento das lutas de diferentes setores de trabalhadores, jovens e mulheres contra as repercussões da crise e pelos direitos democráticos, econômicos e sociais; lutas que, em alguns casos, possuem características de insurreição e, em outros casos, foram reprimidas pelos regimes reacionários.

Durante esta plenária, tivemos uma discussão rica sobre o desenvolvimento do partido revolucionário do proletariado e destacamos sua importância na luta ideológica e política e como condição indispensável para liderar os povos na luta por uma mudança revolucionária tanto nos países dependentes como nos imperialistas. Esta discussão foi enriquecida pela troca de experiências entre nós. Cabe ainda destacar o papel desempenhado pelos partidos da Conferência na criação de novos partidos marxista-leninistas em países onde eles ainda não existiam.

Outra discussão importante foi sobre a tática revolucionária que os partidos comunistas devem projetar com base nos princípios marxista-leninistas e na análise concreta e precisa da situação objetiva em cada país e trocar essa experiência com um espírito de franqueza, fraternidade e camaradagem.

No final do seu trabalho, a Conferência aprovou uma série de resoluções sobre várias questões atuais e expressou sua solidariedade com as lutas do proletariado e dos povos em situações particulares.

Proletários de todos os países, uni-vos!

Tunes, 4 de novembro de 2017

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.