Aos trabalhadores tunisianos, ao Partido Comunista dos Operários da Tunísia (PCOT)

O povo e a juventude tunisianas, com sua rebelião que já dura várias semanas sacudiram a ditadura de Ben Ali. A fuga do ditador é uma primeira vitória do povo tunisiano. A rebelião e a vitória dos trabalhadores e da juventude constituem um importante exemplo, uma rica experiência para os povos do mundo.

Uma vez mais se demonstra que, mesmo os regimes que se baseiam no aparato policial repressivo, aparentemente indestrutível, não resistem à força, à firme vontade de resistência do povo e sua juventude.

A derrota de Ben Ali, sua fuga com sua equipe, o fim de seus privilégios, a destruição, na prática, da União Constitucional Democrática (RCD, em inglês), que, durante décadas, governou o país com mão de ferro, a libertação dos prisioneiros políticos, o exercício das liberdades democráticas, como a liberdade de imprensa, de associação e de expressão, são conquistas muito importantes. São mudanças inimagináveis até poucos dias atrás.

Contudo, desta forma, o povo tunisiano pode avançar ainda mais. Pode consolidar esta primeira vitória com medidas como: formação de um governo provisório democrático; organização de eleições livres para uma Assembleia Constituinte; elaboração de uma nova Constituição e leis básicas de um regime democrático; adoção de medidas concretas, econômicas, a favor dos trabalhadores; adotar medidas concretas financeiras a favor dos desempregados, dos sindicalistas e militantes políticos; reconhecimento de todos os partidos políticos; demolição dos símbolos e instituições do antigo regime, etc. O povo tunisiano pode culminar sua luta com a vitória da revolução democrática.

Essas são as primeiras reivindicações que o nosso partido-irmão, o Partido Comunista dos Operários da Tunísia, levanta, e as quais baseia sua luta.

A Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas-Leninistas (CIPOML) declara:

  • Apoio total ao processo revolucionário e à rebelião justificada e legítima do povo tunisiano, cujas vitórias saudamos.
  • Felicitamos aos militantes e à direção do PCOT pelo seu papel decisivo que desempenharam à frente da luta popular pela liberdade, a democracia e a justiça social, e lhes desejamos os maiores êxitos.

Viva a rebelião e a vitória do povo tunisiano!
Viva a solidariedade internacional dos trabalhadores e dos povos!

Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas-Leninistas

23 de janeiro de 2011

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.