Com a realização do Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE nos dias 2 e 3 de abril em São Paulo, foi convocado em todo o país o processo de eleição para os delegados das universidades públicas e privadas que participarão do º congresso da UNE. O congresso nacional será realizado entre os dias 13 e 17 de Julho na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás.
A eleição dos delegados é um momento de grande mobilização da juventude que em cada universidade debate a educação, a situação política do Brasil e do mundo e o papel do movimento estudantil. Para contribuir com esses debates , a União da Juventude Rebelião e entidades estudantis de vários estados lançaram a tese Rebele-se com propostas para a luta dos estudantes brasileiros.
Para a UJR, o congresso da UNE num momento em que a crise do imperialismo-capitalista se agrava e que os governos dos países capitalitas respondem a essa crise com agressões como a que está em curso atualmente na Líbia. Os povos e trabalhadores do mundo, tendo os jovens na linha de frente, mobilizam-se contra o efeito das crises e realizam rebeliões como as que estão em curso no norte da África e Oriente Médio. É papel do movimento estudantil aproveitar esse momento para desenvolver a luta e a consciência dos estudantes brasileiros.
A UNE precisa enfrentar também grandes desafios frente ao novo governo. O governo federal iniciou o ano anunciando cortes de R$ 3 bilhões na educação, anunciando o processo de privatização dos hospitais universitários e aeroportos e defendendo uma nova reforma da previdência de tipo neoliberal. É necessário que o congresso da UNE mobilize os estudantes brasileiros contra essas políticas neoliberais e proponha o fim do pagamento da dívida pública, o monopólio estatal sobre o petróleo as reservas naturais e o investimento de 10% do PIB na educação.
A UJR defende ainda uma UNE presente em sala de aula e que defenda os direitos da juventude e convoca os universitários brasileiros formar uma grande correnteza para mudar o movimento estudantil, a UNE e o Brasil.
União da Juventude Rebelião
Coordenação Nacional
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.