Nas Filipinas, sindicalista é ameaçado de morte por empresa

KMU denuncia ameaça de morte a líder sindical de Mindanao

kmuA Central dos Trabalhadores Nacional Kilusang Mayo Uno – KMU – denuncia e condena hoje o representante de uma companhia produtora de bananas japonesa por assediar e ameaçar de morte um líder sindical da parte sul de Mindanao.

Vicente Barrios, presidente da Nagkahiusang Mamumuo sa Suyapa Farm (Namasufa-NAFLU-KMU), foi demitido e ameaçado com arma de fogo por Jesus Jamero, representante da companhia produtora de bananas japonesa Sumifru.

Barrios liderava cerca de 100 trabalhadores da Sumifru em um protesto na frente da residência de Jamero, em Compostela Valley, quando o representante surgiu portando uma arma de fogo.

“Nós denunciamos Jamero por ameaçar de morte o líder da KMU, Vicente Barrios. Nós denunciamos o governo de Aquino por incentivar e tolerar capitalistas e seus lacaios fazendo ameaças nefastas contra trabalhadores”, declarou Elmer “Bong” Labog, presidente da KMU.

O incidente foi imediatamente denunciado à polícia local, mas essa, ao invés de prender Jamero, interrogou os trabalhadores por organizar um protesto.

A KMU afirma que os trabalhadores não podem ter outra resposta que não tratar com seriedade tais ameaças de morte já que outros líderes de organizações progressistas da região foram alvo de execuções extra-judiciais. O próprio Barrios é sobrevivente de uma emboscada em 2006.

“Os trabalhadores da Sumifru têm total direito de se manifestar, especialmente depois de a empresa não cumprir o acordo feito com o sindicato. Os oficiais da polícia que se recusaram a agir contra o crime cometido por Jamero também deveriam ser considerados culpados”, afirmou Labog.

Ele disse ainda que a atitude da polícia em resposta à denuncia dos trabalhadores reflete o desrespeito do governo de Aquino aos direitos trabalhistas.

Trabalhadores da plantação de bananas realizaram o protesto após a Sumifru não cumprir o acordo feito com o sindicato em relação ao pagamento do salário mínimo pela jornada de cinco dias por semana, em 25 de janeiro.

O acordo foi fruto de uma vitoriosa greve levada a cabo pelos trabalhadores da Sumifru em dezembro último.

“Repressão contra as organizações sindicais e grave violação dos direitos trabalhistas continuam a ser praxe e tornam-se ainda mais expressivos no governo pró-capitalista de Aquino. Nós reivindicamos justiça para Barrios e todos os trabalhadores da Sumifru”, disse Labog.

Contato: kmu.intl [arroba] gmail.com

*Movimento de Trabalhadores Primeiro de Maio

**Sindicato dos trabalhadores em plantações – filiado a Federação Nacional de Sindicatos dos Trabalhadores e ao KMU

Coletivo Nacional Sindical Classista “Guillermo Marín” 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.