Justiça agora! Liberdade para Marcelo Rivera, Fernando Arguto e Luís Centeno!

“Não há nada tão veloz como a calúnia, nenhuma coisa é mais fácil de aceitar nem mais rápida de se estender”

A universidade equatoriana, em particular o movimento estudantil, através de sua história têm defendido a vigência dos direitos democráticos. Inumeráveis são as jornadas promovidas em defesa da soberania, contra o TLC, pela defesa de nossos recursos naturais, pela vida, pela democracia, pelos direitos estudantis, pela Assembléia Constituinte e pela aprovação da nova Constituição.

As organizações estudantis, entre elas a FEUE (Federação dos Estudantes Universitários do Equador), de maneira unitária e em conjunto com docentes e trabalhadores, têm se oposto à privatização da educação superior, defendendo o direito de ter acesso à universidade. Junto aos setores populares, temos sido e seguiremos sendo lutadores irredutíveis contra a corrupção dos distintos governos neoliberais e, por isso, a repressão oficial, os meios de comunicação e os porta-vozes governamentais têm atacado os dirigentes estudantis e populares.

Hoje, a universidade pública enfrenta uma ofensiva que pretende debilitá-la. O governo, através da SENPLADES, vem promovendo uma Lei de Educação Superior neoliberal, elitista, que pretende afetar a autonomia e a gratuidade da educação consagradas na Constituição. Estas pretensões nefastas do governo da “revolução cidadã” têm merecido a resposta altiva e firme do movimento estudantil e de suas organizações que, encabeçados por seus dirigentes, têm dito: NÃO AO NEOLIBERALISMO na universidade.

As universidades equatorianas, as associações de professores e trabalhadores e associações dos centros de ensino superior, de maneira unitária, vêm promovendo diversas ações pela vigência de uma nova Lei de Educação Superior, democrática, que fortaleça a Universidade Pública e promova a elevação da qualidade, vinculando a ciência às necessidades de desenvolvimento dos povos.

Neste cenário, em 8 de dezembro passado, ocorreu uma provocação na Universidade Central apoiada pelo reitor Samaniego (o qual é um obsessivo defensor das propostas da SENPLADES, ou seja, da proposta neoliberal que se quer promover na universidade equatoriana), em coordenação com a polícia, com o objetivo de deter e acusar Marcelo Rivera, presidente da FEUE, levantando uma temerária, falsa e caluniosa acusação de terrorismo, querendo assim calar a voz dos universitários contra à corrupção e ao autoritarismo, que hoje se instalaram na gloriosa Universidade Central do Equador.

O reitor Samaniego, continuando com sua política autoritária e perseguição a quem defende os direitos estudantis, chegou a expulsar, de maneira ilegal, o presidente nacional da FEUE, Marcelo Rivera, e também a companheira Deysi Terán, presidenta da FEUE-Quito. Não contente, iniciou uma caça às bruxas no melhor estilo da inquisição abrindo processos contra 14 dirigentes estudantis, os quais não estão dispostos a ver sua instituição convertida em um feudo, onde seja proibido pensar e sonhar, mas querem sim uma universidade democrática, aberta ao povo, onde o debate construtivo seja gerador de processos de mudanças verdadeiras na educação superior.

Assim, reivindicamos o fim da repressão que fazem os setores oficiais e os juízes com a pretensão de criminalizar a luta social e aos dirigentes populares, enquanto os banqueiros corruptos, os empresários devedores de impostos seguem livres desfrutando o que do povo roubaram.

Expressamos nossa solidariedade com as mães e familiares de nossos companheiros injustamente detidos.

Exigimos a imediata liberdade de Marcelo Rivera, Fernando Arguto e Luís Centeno.

Fazemos um chamado aos organismos de direitos humanos nacionais e internacionais para que velem pela integridade física e psicológica de nossos companheiros perseguidos políticos, demandando sua imediata liberdade.

Mery Zamora

UNE Nacional

Jorge Piedra

UNE Pinchincha

Deisy Terán

FEUE Quito

David Carvajal

FESE Nacional

William Centeno

FESE Pichincha

Carlos Castellanos

FEDECOMIP

Elvis Moreira

Frente Popular

Nelson Erazo

UGTE

José Chusin

FUOS

Natasha Rojas

CUBE

Patricio Simbaña

FBQ

Francisco Borja

UNAPE

Maria Lara ângulo

FEUNASSC

Manuel Tenorio

CUCOMITAE

Wilmer Gonzales

UCAE

Galo Mindiola

FEUE Nacional – Vice-presidente

Diego Soto

FEUE Ibarra

Elena Abad

CONFECMEC

Daniel Carbo

FEUE Cuenca

Edwin Lasluisa

FEUE Cotopaxi

Paúl Mejía

FEUE Ambato

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.