Vo Nguyen Giap e a derrota dos Estados Unidos

GiapO general Vo Nguyen Giap nasceu em 25 de agosto de 1911, em Annan, protetorado da Indochina francesa. No colégio de Hue, a leitura do Processo da Colonização Francesa, de Ho Chi Mihn, transtorna-o. Em 1934, forma-se em professor e ingressa no Partido Comunista, clandestino. A partir de então sua vida é dedicada a libertar sue povo e  vive três décadas de intensos combates pela independência, em setembro de 1945; contra o ocupação francesa da Indochina, até 1954 e  contra os invasores norte-americanos, expulsos em 1975.

 Junto com Ho Chi Minh formulou o conceito de “guerra popular prolongada”: um exército de camponeses firmemente apoiado na população. Para Giap, a guerra revolucionária comportava três fases: a defesa estratégica, a guerrilha e a contra-ofensiva.

Segundo um de seus biógrafos, Cecil B. Currey, Giap foi “talvez o único gênio militar do século 20 e um dos maiores de todos os tempos” – porque “desencadeou uma batalha contra seus inimigos a partir de uma situação de grande fraqueza, começando quase sem tropas, porém capaz de vencer sucessivamente os vestígios do império japonês, os exércitos da França (à época segundo império colonial) e os Estados Unidos, duas das grandes potências capitalistas. Veja documentário do cineasta Silvio Tendler sobre Giap.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.