Morre o comunista dinamarquês Frede Klitgård

Lamentamos informar sobre a morte do nosso camarada Frede Klitgård, herói da resistência nacional, ex-presidente das maiores organizações de veteranos do movimento de resistência dinamarquês e ex-presidente do Movimento Popular Contra o Nazismo. Ele morreu em 05 de junho de 2015, aos 92 anos de idade. No final da vida, ele era um membro ativo do nosso Partido e editor da revista antifascista Håndslag. Um livro em dinamarquês, que foi terminado antes de sua morte e será publicado em agosto, contém muitos de seus escritos para a revista, durante mais de 20 anos.

Frede (nascido em 1923) sobreviveu a uma sentença, em 1943, de um longo tempo na prisão nazista alemã Dreibergen. Ele se tornou um líder da Liga da Juventude Comunista após a guerra e, mais tarde, um jornalista do jornal do Partido, correspondente em Moscou 1953-1957, onde cobriu o notório XX Congresso do PCUS. Ele deixou o partido dinamarquês em 1962, tomando o lado da China e da Albânia durante a Grande Polêmica, e foi um dos fundadores do novo movimento marxista-leninista. Ele era uma figura de destaque nas organizações dos veteranos da resistência, sempre defendendo seus ideais e conquistas contra todos os ataques reacionários. Ele era um membro do Comitê Central do DKP/ML, o antecessor do APK, e foi expulso do partido com o ex-presidente Klaus Riis e Dorte Grenaa, em 1997, na sequência de um golpe revisionista, e foi um dos fundadores do Partido Comunista dos Trabalhadores/APK, em 2000.

Sua morte foi comentada em muitos obituários também na imprensa burguesa, rádio e televisão e na mídia social, sendo saudado como um combatente heroico.

Comitê Central do Partido Comunista dos Trabalhadores (APK)

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.