7º Congresso do Partido Comunista dos Trabalhadores da Dinamarca (APK)

O 7º Congresso do Partido Comunista dos Trabalhadores da Dinamarca APK foi concluído com sucesso. O congresso ocorreu em uma situação onde todos os funcionários públicos estiveram nas barricadas da luta de classes, lutando contra os cortes e demandas dos empregadores deste setor de que as horas de trabalho deveriam ser aumentadas por um salário menor. Centenas de milhares de pessoas estiveram nas ruas para defender seus direitos e combater os novos ataques sistemáticos às condições de trabalho e ao setor público em geral. Atualmente, os funcionários dos sindicatos do setor público estão votando sobre seus contratos de trabalho para os próximos três anos.

Esta grande luta de massas ensinou à nova geração de trabalhadores a força da solidariedade e da luta sindical unificada. Os funcionários públicos também tiveram o apoio dos trabalhadores do setor privado, demonstrando que a luta de classes dos trabalhadores e trabalhadoras contra os capitalistas e o Estado capitalista está muito viva, ao contrário da propaganda burguesa. Essa luta se seguiu às lutas militantes dos trabalhadores do setor privado, em 2017.

Em muitas áreas, a luta da classe trabalhadora e de seus aliados se intensificou. Isto também se aplica à luta contra a integração na União Europeia neoliberal, que finalmente eliminou o chamado estado de bem-estar nórdico em ainda mais campos.

Também a luta contra a militarização e os preparativos de guerra dos países nórdicos foi intensificada – da Groenlândia e da Islândia à Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, que são organizadas pelos Estados Unidos e pela agressiva aliança militar imperialista da Otan. A Dinamarca e os países nórdicos não são forças de paz, mas apoios aos EUA em sua intensa rivalidade imperialista que está transformando o Ártico e o Oceano Báltico em uma área de conflito e preparação para uma guerra em larga escala. O movimento pela paz é fortalecido em todos os países e coordenado em nível regional.

Nosso Partido tem estado ativo em todas essas lutas de classes, desempenhando um papel positivo e visível. Durante os três anos desde o último Congresso, fortaleceu suas posições na classe trabalhadora e entre o povo. Aumentou um pouco suas fileiras e ampliou sua organização. O APK enfrenta os desafios do próximo período com confiança e com espírito militante para novos avanços nas áreas definidas pelo Congresso.

O Congresso tomou novas e importantes medidas para trazer uma nova geração de quadros mais jovens, educados como líderes marxista-leninistas, na liderança do partido.

O 7º Congresso aprovou por unanimidade o relatório do Comitê Central e elegeu a nova liderança do Partido. Também aprovou o trabalho do Partido em relação à Conferência Internacional dos Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML), incluindo a realização da Conferência Mundial em 2019, na Dinamarca, e prometeu continuar e aumentar seu trabalho para fortalecer a influência da Conferência na Dinamarca e em todos os países nórdicos.

Do Congresso, nós, os marxista-leninistas dinamarqueses, enviamos nossas calorosas saudações revolucionárias à Conferência Internacional e a todos os seus partidos membros, nossos partidos irmãos, desejando à Conferência e a todos os seus partidos novos avanços em seu trabalho revolucionário, tão necessários para o futuro da humanidade. Comprometemo-nos a esforçar-nos para cumprir os nossos deveres como membro dinamarquês da Conferência.

Copenhague, maio de 2018

Partido Comunista dos Trabalhadores da Dinamarca – APK

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.